Você sabe o que é o serviço de SEO?

A postagem de hoje é inspirada nos nossos leads, que seguidamente nos pedem pelo serviço de SEO mas de múltiplas formas diferentes:

  • Otimização de sites;
  • Ranqueamento no Google;
  • Pesquisa com palavras-chave;

Pois, bem, acima constam algumas referências. O SEO, Search Engine Optimization, nada mais é do que a otimização de códigos e algumas outras informações do site para facilitar a leitura pelos motores de busca, principalmente os do Google. Dizemos que, principalmente os do Google, pois essa plataforma é o principal meio de pesquisas utilizado atualmente (e há muitos anos). E, diferentemente de outras, o Google ainda “premia” quem se preocupa em ser encontrado por ele. Portanto, ser vista na pesquisa do Google não é somente uma preocupação da sua empresa, também é uma preocupação dele. E por isso há uma premiação a quem segue suas boas práticas: um bom – ou excelente – ranqueamento na pesquisa.

O seu ranqueamento, ou seja, a sua posição a cada página da pesquisa, melhorará conforme seu site é trabalhado em certos aspectos. E ser o terceiro a aparecer na segunda página, por exemplo, ainda é melhor do que ser o quarto. Desta forma, a primeira página do Google é muito disputada. Pois, a maioria das pessoas que pesquisam no Google já não dão tanta importância para as páginas seguintes, isso porque quem aparece na primeira já é um resultado assertivo. Os primeiros já são uma boa amostra do que esse pesquisador precisa. E, por outro lado, informados e competitivos o suficiente para continuarem disputando por seu posicionamento.

E como usar o serviço de SEO para ser melhor ranqueado?

Um dos aspectos que o Google considera primariamente importante é em relação aos desempenhos por acesso web (navegador) e mobile (celular). Como usuários sabemos que um site que demora demais para abrir nos leva a desistir e pesquisar o que queremos em outro – possivelmente um concorrente. Também sabemos que hoje em dia usamos bastante nossos celulares para entretenimento e informação, porém inversamente, a maioria dos sites chegam com péssimo desempenho mobile. O que merece maior atenção. No entanto, também não quer dizer que a maioria do seu público-alvo acessa por mobile, então é importante conhecer seu público e suas personas para entender qual é o foco a ser dado no início do serviço.

E, uma das formas pelas quais os leads nos pedem pelo serviço de SEO, também é um dos aspectos a serem trabalhados: as palavras-chave. Alguns clientes dizem algo como: “se pesquiso o nome do site, apareço na primeira página, mas se pesquiso um produto ou serviço que ofereço, não apareço”. E é aí que as pessoas confundem a pesquisa direta (direct search), no primeiro caso, com a pesquisa orgânica (organic search), que se baseia nas palavras-chave pesquisadas no Google e que tem relação com o SEO. E muitas vezes confundem também os serviços e as ferramentas que o Google oferece de apoio, assunto para um próximo post. Retomando, essa parte minuciosa do trabalho, ajustando as palavras-chave voltadas ao seu produto ou serviço versus as mais pesquisadas no Google a cada período nos leva a outro tópico – e pergunta clássica:

Quanto tempo leva para ranquear?

Pois bem, o serviço de SEO é um trabalho que exige muita paciência a todos, principalmente a quem nunca fez um serviço de SEO em seu site. Com 6 meses é possível começar a ver as primeiras mudanças de ranqueamento, sendo o ideal aguardar pelo menos 12 meses, para mudanças mais consistentes. Porém, o que influencia no tempo é ter existido alguma preocupação no SEO durante o desenvolvimento do site e, se existiu, o quanto será necessário acrescentar ou atualizar dos diferentes aspectos de boas práticas indicadas pelo Google.

Mas a verdade é que o melhor mesmo é trabalhar o SEO de maneira contínua, pois o Google muda constantemente suas exigências. Inclusive, como vocês podem ler melhor aqui, já anunciaram suas novas métricas para 2021, às quais todos temos que estar atentos. Por isso tanto dizemos que serviço de SEO é um trabalho de médio a longo prazos. 

Não querendo me alongar demais, me encaminho ao fim. Como pudemos nos informar, o serviço de SEO é um trabalho muito importante e bastante detalhado. A longo prazo pode acabar sendo um investimento grande mas muito valioso se você quiser atrair visibilidade de qualidade ao seu espaço online e à sua marca. Sendo uma oportunidade de conversão de público.

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