Sites e Portais Municipais – Quais as responsabilidades dos municípios?

Em tempos de acesso quase que total a informação é imprescindível que sites para prefeituras e câmaras de vereadores tenham suas plataformas web 100% atualizadas.

Ainda no início deste ano, o TCE-RS disponibilizou uma cartilha chamada de “Acesso a Informação na Prática” com orientações exclusivas para órgãos municipais como prefeituras e câmaras municipais a respeito da importância da transparência e acesso a informação na web.

Afinal, o é responsabilidade das prefeituras?

Se você é gestor ou responsável pela transparência e administração da prefeitura da sua cidade, já deve ter perguntado: O que devo publicar no portal?

Primeiro, deve-se ter conhecimento da cartilha do TCE-RS, que é um conjunto de boas práticas e orientações que o TCE-RS sugere para os gestores municipais. Como deve ser a estrutura de um site municipal, quais informações devem ser exibidas e como elas devem ser apresentadas. (solicite a cartilha, na Orni temos a cartilha em formato exclusivo para gestores municipais.)

A Orni é especialista em desenvolvimento para portais municipais devido a nossa parceria com TCE-RS onde em 2018 realizamos um treinamento com a equipe de gestão interna, isso nos capacita a desenvolver projetos com requisitos complexos, tal como é exigido na cartilha.

Hoje, fazemos a gestão de algumas prefeituras, como a PM de Getúlio Vargas, PM de São João da Urtiga, PM de Água Santa e outros.

IMPORTANTE:

Durante o mês de setembro e outubro o TCE-RS estará fazendo um checagem em todos os sites de prefeituras e câmaras de vereadores, verificando se os mesmos estão dentro dos requisitos exigidos na cartilha.

Gestor, fique atento! Se deseja deixar seu site dentro dos padrões exigidos, conte com a Orni.

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − 18 =

%d blogueiros gostam disto: