Afinal, qual a melhor maneira de investir no Google, otimização orgânica (SEO) ou anúncios patrocinados (Google Adwords)?
De antemão já lhe respondo: As duas!
O Google se trata de uma poderosa ferramenta no que tange estratégias de marketing digital, é praticamente inevitável pensar em campanhas de marketing digital e não incluir algum dos serviços que o Google dispõe às empresas, alguns de forma gratuita inclusive.
Quer saber quais as ferramentas gratuitas disponíveis para alavancar seu negócio? clique aqui.
Basicamente existem duas maneiras de anunciar seu negócio e ter resultados relevantes, a otimização orgânica SEO (search engine optimization) e os anúncios patrocinados do Google Adwords. Na sequencia vamos diferenciar cada uma deles.
A otimização orgânica consiste em deixar o seu site entre os primeiros resultados do Google sem investir em links patrocinados, como o próprio nome já diz ‘organicamente’. Ou seja, sem precisar ‘pagar’ ao Google, você terá seu site em primeiro nas buscas.
Esse tipo de otimização é feita de diferentes formas, no qual todo código-fonte do seu site será otimizado para que os robôs do Google (chamado de Googlebot) identifiquem as páginas para enviar ao índice do buscador. Para isso, os robôs usam os algoritmos para definir a priorização e a frequência de indexação das páginas. Isso é feito através do uso de tags e meta-tags no seu código fonte, configuração de um arquivo chamado de robot.txt e um sitemap.xml, além do Google Web Master como ferramenta de apoio para conectar seu site ao Google e conseguir uma melhor indexação.
Na prática, a equipe de analistas de marketing digital da Orni irá definir junto do cliente quais suas melhores palavras-chave e otimizar seu site para que ele seja o primeiro resulta na busca por ela.
QUER SABER MAIS SOBRE SEO? Cadastre-se em nossa newsletter, à direita deste post.
Diferentemente do SEO, no Google Adwords você investe um valor X no Google, para que assim ele exiba seu site entre as primeiras posições. Esse valor será definido de diferentes formas que irão variar de acordo com o seu objetivo, podendo ser no formato ‘leilão’, por visualização ou valores fixos.
Em resumo o Google Adwords funciona de forma em que os links do seu site apareçam em destaque nos resultados de busca, geralmente exibido dentro de uma caixinha verde mediante a pesquisa do usuário por alguma palavra-chave que esteja vinculada ao seu negócio.
Você pode definir objetivos precisos como: Captação de Leads, Geração de Tráfego, Vendas na Sua Loja Virtual, Downloads de um Aplicativo.
Além disso, através do Adwords é possível segmentar seus anúncios para regiões específicas, filtrando também por público-alvo que podem variar por interesses, idade, sexo entre outros aspectos que ajudarão a trazer sucesso as suas campanhas.
O diferencial das campanhas de Google Adwords também passa pela diversificação dos formatos de anúncios, que além do formato texto, pode ser em gráficos animados, vídeos, ou para ligações ao seu estabelecimento.
Ficou com dúvidas ou interessado em saber mais sobre os benefícios do Google? Entre em contato com a Orni e podemos trocar uma ideia pessoalmente.
[…] que explicam um pouco mais disso. Caso tenha outras dúvidas, veja também: Portais Municipais, Como anunciar no Google ou Scrum e […]