Marketing atual segundo Philip Kotler

 

De acordo com Philip Kotler o cenário atual do marketing e o marketing em geral está com problemas. Cada novo produto falta um bom suporte no plano de marketing que traga um bom retorno e cubra o que foi investido. Por que diversos negócios atuais acabam fracassando? Fracassam mesmo tendo diversas etapas essenciais bem elaboradas como pesquisa de mercado, teste de conceito, análise de negócio, desenvolvimentos e diversas outras etapas que compõem o planejamento.

“Por que diversos negócios atuais acabam fracassando?”

De acordo com Philip, o marketing deve ser mais estrategista em relação ao negócio. Devem estar alertas e pesquisar sobre novas oportunidades, técnicas de segmentação, posicionamentos, público e mercado, para assim direcionar o negócio e avançar na direção correta. 

O cenário atual do marketing está se degradando pois muitos profissionais da área não seguem todo o processo, não obtêm resultados suficientes de determinado mercado e produto para que ele seja bem posicionado. Uma das principais análises de novos negócios são os 4ps – produto, preço, praça e promoção – estes alinham perfeitamente com as estratégias de posicionamento que o negócio deve possuir, porém muitas vezes passam despercebidos no processo estratégico, o que resulta em resultados ruins para as empresas e marcas.

Sem as 4 partes de pesquisas dos p’s os profissionais acabam por dar importância a apenas um p: o de promoção. 

Com apenas o produto ou serviço sendo promovido não há um bom reflexo quando voltamos os olhares para as vendas, pois não vale promover um produto sem antes conhecer a quem ele se destina, a qual local ele será melhor visto, e se ele será bem recebido pelo mercado. 

Com isso podemos refletir como é importante que o passo a passo de um planejamento de marketing seja bem feito e estratégico, seja analisado e posicionado antes mesmo do lançamento de qualquer negócio ou produto.

 

Para saber mais sobre as ideias de Kotler indicamos o livro Os 10 Pecados Mortais do Marketing  que você também pode adquirir.

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove + 4 =

%d blogueiros gostam disto: