Os 10 Pecados Mortais do Marketing

Os 10 pecados mortais do Marketing: A Orni traz para seus clientes uma super dica de livro para você que também é empreendedor e ainda pouco sabe sobre o marketing não cometer certos erros que podem acarretar em divergências em sua empresa. No Livro “Os 10 Pecados Mortais do Marketing” de Philip Kotler ele nos mostra quais são os principais erros que cometemos ao gerenciar o marketing de nossa empresa, são eles:

1 – A empresa não é suficientemente focada no mercado e orientada para o cliente.

Ou seja, ela necessita de um foco melhor no mercado e possui uma orientação insuficiente para o cliente.

2- Sua empresa não entende plenamente seus clientes-alvo.

Este é um dos erros mais comuns entre as empresas: o desconhecimento sobre seu público. Convém de informações deficientes sobre os clientes-alvo, nível elevado de reclamações e devoluções causando certo “estresse”, para aprimorar sua empresa, Kotler demonstra algumas medidas para passar por cima de dificuldades como estas, como a criação de vínculos entre revendedores e clientes e a criação de softwares para gestão de relacionamento com os clientes e mineração de dados.

3-Sua empresa precisa definir e monitorar melhor seus concorrentes.

Kotler cita a importância do mapeamento de concorrentes diretos e indiretos, a organização das informações sobre a concorrência e o monitoramento de produtos e serviços que a concorrência propõe.

4- Sua empresa gerencia mal o relacionamento com stakeholders.

Seus funcionários e demais que auxiliam no andamento de sua empresa são de grande importância e a insatisfação deles pode impedir o bom funcionamento de sua empresa, por isso é de extrema importância a boa gestão com funcionários, fornecedores, distribuidores e investidores.

5- Sua empresa não é boa em identificar oportunidades 

Este erro em si direciona-se a empresa não ter sucesso na identificação de oportunidades, onde iniciativas fracassam e é preciso criar um sistema para estimular fluxo de ideias e obter criatividade para gerenciar meios de aproveitar futuras oportunidades para o crescimento da empresa.

6- As habilidades de construção de marca e comunicação de sua empresa são ineficazes

Seu plano de marketing  é sem lógica, não permite simulação financeira, não leva em conta contingências, precisasse então da criação de orçamentos flexíveis e uma sequência clara de componentes direcionados ao plano de marketing.

7- As políticas de produtos e serviços de sua empresa precisam de ajustes

Ajustes os quais impedem que sua empresa entre no vermelho, como cuidar com o excesso de produtos pois estes não geram lucro, serviços sendo oferecidos gratuitamente, poucas vendas, para combater estes “males” na sua empresa, Kotler indica a criação de sistemas de monitoramento e avaliação de produtos, de supervisão de serviços e produtos oferecidos como avaliação e o melhoramento do processo de vendas cruzadas.

8- As habilidades de construção de marca e comunicação de sua empresa são ineficazes

Onde nesses casos seu público-alvo não conhece sua empresa, onde necessita-se de recursos para a promoção de divulgação de sua marca, investir e calcular os custos com profissionais de marketing para direcionar as melhores estratégias eficazes para sua empresa.

9- Sua empresa não está bem organizada para o marketing eficaz e eficiente

Quando o líder da área de marketing não parece eficaz, a equipe não possui as competências necessárias, relações tensas no departamento, para isso desenvolva novas competências, nomeie alguém que considere mais forte para a área e melhore o relacionamento entre o marketing e os outros relacionamentos.

10- Sua empresa não explora todo o potencial da tecnologia

Possui aproveitamento insuficiente da internet ou pouco conhecimento da automação de vendas que há nela, com isso você deve se empenhar em explorar meios e tudo que a internet envolve sobre o mercado de vendas e a automação dele, além de desenvolver painéis de controle e modelos de apoio para decisões mais precisas. 

 

Com “Os 10 pecados mortais do marketing”, Philip propõem levar ao seu leitor um pouco do que já observou nas empresas e nos erros que elas cometem, um guia de marketing muito útil e aplicável. A Orni leva a você algumas das dicas citadas além das práticas comprovadas e orientações que levam ao sucesso.

Adquira já o livro de Kotler

 

Veja mais conteúdos da orni aqui 

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 4 =

%d blogueiros gostam disto: