Como funciona o processo de desenvolvimento da Orni? Entenda.

Sem textos longos (pois sabemos que seu tempo é importante), mas é importante dizer que, além de um processo transparente, buscamos aplicar as melhores práticas no desenvolvimento de um software. Valorizamos o Manifesto Ágil e principalmente o seguinte valor: Colaboração com o Cliente (você) mais que negociação de contratos. (Saiba mais sobre metodologias ágeis, clicando aqui).

Basicamente, trabalhamos com dois tipos de projetos:

  • Os que têm fim! Algumas vezes denominados de ‘escopo fechado‘. Que são aqueles que não possuem um valor de manutenção mensal (mensalidade) contratado.
  • Os que não têm fim! Algumas vezes denominados de ‘escopo aberto‘. Que são aqueles que possuem um valor de manutenção mensal (mensalidade) contratado.

Lembre-se que estamos falando de desenvolvimento, não de infraestrutura (hospedagem/domínio) ou suporte. Estes são serviços que não estão relacionados diretamente ao processo de desenvolvimento de software que aplicamos.

Neste artigo também não vamos discutir qual seria o melhor para o seu negócio. Se deseja conhecer mais sobre a metodologia, entre em contato através de nosso canal de relacionamento, que prontamente iremos lhe atender.

O importante é entender e não ficar com dúvidas, pois somos aptos há um processo transparente.

Escopo Fechado

É um projeto que têm fim! A entrega ágil e com qualidade, é nosso interesse comum aqui. Como a gente faz isto?

Passo 1: Nossa equipe de UX desenvolve um layout e o cliente aprova (através do Slack);

Passo 2: Chega ao nosso desenvolvimento um layout, com fontes, elementos, cores, brieffing e manual de identidade visual do cliente;

Passo 3: No time, haverá um desenvolvedor que será responsável pelo seu projeto. Este possuí responsabilidades que são (em ordem de prioridade): 1) Honrar o layout aprovado pelo cliente; 2) Realizar testes, entregando qualidade;

Passo 4: Existe um tempo para que o(s) desenvolvedor(es) transforme(m) o layout aprovado em código e efetue testes. Quando finalizar, o desenvolvedor responsável irá disponibilizar um link do projeto para que o cliente possa testar. Chamamos isso de ‘testes de aceitação’. Após o cliente possui um prazo de 14 dias corridos para elencar quaisquer inconsistência, dúvidas e sugestões do projeto;

Passo 5: Durante os testes de aceitação, esporadicamente o desenvolvedor irá aplicar as devidas correções e realizar novamente os testes (garantindo que sua correção/adaptação não quebrou/danificou o restante). É nossa obrigação atender pelo menos 60% das solicitações de alteração/adaptação relatadas pelo cliente através do Slack;

Passo 6: O desenvolvedor responsável recebendo o OK antes dos 14 dias ou passado os 14 dias corridos, abrirá um ticket para que o suporte solicite autorização do cliente para disponibilizar o projeto no ar ou enviar o pacote;

Passo 7: O time de desenvolvimento será atribuído para outro projeto de escopo fechado ou aberto;

Informações importantes + Perguntas Frequentes

  • Colaboração com o cliente sempre! Geralmente atendemos 98% das solicitações de refação/adaptação solicitadas;
    • O que acontece com os 2%? As vezes, o cliente deseja 100% idêntico como ele quer. No entanto, uma alteração (que muitas vezes parece simples) pode impactar em toda estrutura inicial do desenvolvimento, necessitando que o projeto seja refeito;
    • Como resolver se ocorrer comigo? Entre em contato com o [email protected] para que outro desenvolvedor verifique. Caso esse dê o mesmo diagnóstico de inviabilidade e isto não satisfazer o cliente, poderá o cliente entrar em contato com a gerência, através do email [email protected];
  • A entrega final deverá ser, no máximo, 14 dias corridos após a disponibilização do projeto através de um link no Slack;
    • Passou este prazo, o desenvolvedor responsável deu OK no projeto mesmo sem ele estar como eu queria!  Nesse caso, novas alterações serão analisadas pela equipe de suporte. Você pode solicitar quaisquer nova alteração através do email [email protected] até que seu projeto esteja como gostaria (dentro do que é possível fazer);
    • Enviei para o suporte, mas ele demora muito para responder! Temos um SLA (tempo de atendimento) de até 72h úteis. Porém entendemos que há projetos que não podem esperar este todo este tempo. Para isso, oferecemos um serviço que dá prioridade na resolução de problema com um SLA de 12h úteis. Clique aqui para conhecer este serviço.

Escopo Aberto

Diferente do escopo fechado, este é um projeto contínuo. Muitas vezes com a entrega de um MVP (Mínimo Produto Viável) e evoluído posteriormente. Escopo aberto é onde grandes projetos são construídos. Vamos ao passo a passo de como desenvolvemos projetos de escopo aberto:

Passo 1: Nossa equipe de UX desenvolve um layout e o cliente aprova (através do Slack);

Passo 2: Chega ao nosso desenvolvimento um layout, com fontes, elementos, cores, brieffing e manual de identidade visual do cliente;

Passo 3: No time, haverá um desenvolvedor que será responsável pelo seu projeto. Este possuí responsabilidades que são (em ordem de prioridade): 1) Honrar o layout aprovado pelo cliente; 2) Realizar testes, entregando qualidade;

Passo 4: Existe um tempo para que o(s) desenvolvedor(es) transforme(m) o layout aprovado em código e efetue testes. Quando finalizar, o desenvolvedor responsável irá disponibilizar um link do projeto para que o cliente possa testar. Chamamos isso de ‘testes de aceitação’. Após, o cliente possui um prazo de 14 dias corridos para elencar quaisquer inconsistência, dúvidas e sugestões do projeto;

Passo 5: Durante os testes de aceitação, esporadicamente o desenvolvedor irá aplicar as devidas correções e realizar novamente os testes (garantindo que sua correção/adaptação não quebrou/danificou o restante). É nossa obrigação atender pelo menos 50% das solicitações de alteração/adaptação relatadas pelo cliente através do Slack. Algumas vezes o desenvolvedor poderá tentar chegar a um consenso com o cliente para que a alteração seja feita após a entrega do MVP;

Passo 6: O desenvolvedor responsável recebendo o OK antes dos 14 dias ou passado os 14 dias corridos, abrirá um ticket para que o suporte solicite autorização do cliente para disponibilizar o projeto no ar ou enviar o pacote;

Passo 7: O time de desenvolvimento será atribuído para outro projeto de escopo fechado ou aberto;

Informações importantes + Perguntas Frequentes

  • Colaboração com o cliente sempre! Geralmente atendemos 87% das solicitações de refação/adaptação solicitadas;
    • Acho que a entrega do MVP ficou pequena demais! O MVP é para ser algo ‘bunitinho’ para que seu cliente já possa usar e que possua pelo menos as funcionalidades principais implementadas. Conhecendo este conceito, sabemos que devemos evoluir o software baseado no comportamento de seus clientes;
    • Mas eu realmente acho que realmente precisamos disto! Entre em contato com o [email protected] para que outro desenvolvedor verifique. Caso esse dê o mesmo diagnóstico de inviabilidade e isto não satisfazer o cliente, poderá o cliente entrar em contato com a gerência, através do email [email protected];

Dicas

  • Educação sempre, amamos o que fazemos. Tentaremos sempre na medida do possível fazer com que seu projeto prospere. É muito claro, para todo o time Orni, que a prosperidade do seu projeto é a prosperidade de todo nosso time. – Estamos juntos nessa! –
  • Após liberação do link de seu projeto, seja crítico buscando o melhor para a entrega. Crítico não significa ser preciosista. Entendemos, que deseja o melhor para a entrega mas devo lhe alertar que software deixou de ser algo estático a algum tempo atrás. Estamos em um momento mercadológico que aquela empresa que saí na frente, é a que mais se adapta a determinadas situações, e com software não é diferente, por isso a Orni preza pelo desenvolvimento ágil de projetos.
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